Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Criado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 12h19 | Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 12h19 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 12h21 | Acessos: 1400

A utilização de uma grande diversidade de matéria-prima regional que potencialmente pode ser empregada na produção de materiais compósitos, cujas características devem ser investigadas, apresenta-se como uma grande alternativa àqueles materiais que convencionalmente são empregados para este fim. Além disto, materiais tradicionalmente empregados na fabricação de estruturas e pavimentação, são obtidos, em muitos casos, por processos que tendem a causar um grande impacto ao meio ambiente; portanto, a busca de novos materiais que possam ser empregados no lugar dos tradicionais, pode representar uma alternativa econômica e de menor e de menor impacto ambiental.

Por outro lado, o Pólo Industrial de Manaus tem produzido resíduos industriais que necessitam de uma destinação final, que não promova a agressão ao meio ambiente; em face disto, a utilização destes como materiais não convencionais em compósitos, que podem ser aplicados em elementos estruturais de obras civis ou em bases e misturas betuminosas de pavimentos, apresentam-se como uma alternativa viável para a solução deste problema.

Assim, a linha de pesquisa do mestrado acadêmico foi pensada como um caminho científico de mitigação ou eliminação dos problemas descritos, disponibilizando-se recursos humanos da própria região, a fim de se criar uma cultura crítica que valorize as soluções que tenham o mínimo de impacto ambiental ao ecossistema, que é o maior patrimônio mensurável da região.

A Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas manterá o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu na área de Engenharia Civil, em nível de Mestrado, levando ao título de Mestre em Engenharia Civil.

Objetivos (geral/específico)

1. Qualificação do corpo docente de universidades públicas e particulares do estado do Amazonas e estados vizinhos da Amazônia, notadamente do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre, nas áreas afins deste mestrado acadêmico;

2. Qualificação de profissionais recém-formados ou que já atuam no mercado de trabalho no estado do Amazonas e demais estados supracitados;

3. Incremento de pesquisas teóricas e experimentais laboratoriais e de campo, nas áreas e subáreas afins do programa de pós-graduação, em sua linha de pesquisa atual e futuras;

Público Alvo

Poderão participar do processo de seleção os portadores de diploma de graduação em Engenharia Civil ou áreas afins reconhecido pelo MEC.

Perfil do Egresso

Ao final do mestrado do PPGEC/UFAM, espera-se que o recém mestre apresente aptidões para pesquisas e/ou cursar um doutorado na área de concentração de materiais e elementos de construção ou áreas afins, bem como, com capacidade para desenvolver novos produtos e/ou processos que possam ser aplicados por empresas do setor da construção civil.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página