Histórico do curso
O atual curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFAM (PPGEC/UFAM) foi criado por meio da Resolução do CONSEPE Nº 57, de 2 de dezembro de 2024, e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria MEC Nº 213, de 20 de março de 2025. A primeira coordenação (pro tempore) do PPGEC iniciou suas atividades em 01 de novembro de 2024, por meio da Portaria GR Nº 2244, de 19 de novembro de 2024, iniciando os tramites de implantação do novo curso. A coordenação definitiva foi designada pela Portaria GR Nº 619, de 31 de março de 2025. O primeiro edital de seleção, Edital PROPESP Nº 012/2025, para ingresso da primeira turma de Mestrado no período letivo 2025/2, foi publicado pela PROPESP/UFAM em 01 de abril de 2025.
Não se pode, entretanto, desconsiderar o histórico de outro Programa de Mestrado em Engenharia Civil da UFAM anterior, programa este que teve grande importância para a região norte durante a sua existência. O antigo PPGEC/UFAM (versão original criada no ano de 2006) funcionou entre os anos de 2006 até 2020. Foi o único curso de mestrado em engenharia civil da Amazônia Ocidental, que reúne os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e titulou 67 profissionais com o título de Mestres em Engenharia Civil. Assim, a versão anterior do PPGEC teve grande contribuição para a Região Norte, principalmente em relação aos estados que fazem parte da Amazônia Ocidental, no que tange ao desenvolvimento de materiais de construção civil e seus processos, empregando matéria-prima dessa região e resíduos oriundos de suas indústrias. O programa foi um importante instrumento de qualificação dos profissionais da região. Destaca-se que aproximadamente 60% dos egressos passaram a fazer parte do corpo docente de instituições de ensino superior do Amazonas e de outros estados, destacando-se as Universidades Federal e Estadual do Amazonas, a Universidade Federal de Roraima, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, a Universidade Federal de Rondônia, o Centro Universitário do Norte, a Universidade Paulista e a Faculdade de Rondônia. Salienta-se ainda que aproximadamente 20% dos profissionais titulados pelo antigo PPGEC atuaram em importantes órgãos da Administração Pública (Federal, Estadual e Municipal).
Em julho de 2022, a PROPESP/UFAM, juntamente com a chefia do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e com a direção da Faculdade de Tecnologia (FT), deu início a tratativas para a criação de um novo programa de pós-graduação stricto sensu em engenharia civil, a nível de mestrado. A intenção foi de resgatar o curso, com maior participação dos docentes lotados no DEC e ampliação das linhas de pesquisa, em relação ao programa anterior. Observou-se, na época, que o quadro docente do DEC/FT passou por um aumento de mais de 50% na quantidade de professores doutores entre os anos de 2015 e 2020. O tema foi então pauta de reunião ordinária do DEC realizada em 21 de outubro de 2022, e culminou na realização de um grupo de trabalho específico para a elaboração de uma proposta de novo curso, que considerasse o quadro de doutores do DEC da época, e a diversidade de áreas de atuação destes, tendo havido naquela reunião a manifestação de diversos professores interessados na criação deste novo curso.
Em novembro de 2022, após a reunião do grupo de trabalho juntamente com a direção da FT, foi formada a Comissão específica para a elaboração da Apresentação de Proposta de Cursos Novos (APCN). A comissão foi inicialmente designada pela Portaria FT Nº 176 de 21 de novembro de 2022. Esta comissão trabalhou durante o período de novembro de 2022 a novembro de 2023, e o resultado de seu trabalho culminou no presente curso. O PPGEC atual inclui duas áreas de concentração: a área de Construção Civil e Estruturas e a área de Infraestrutura e Recursos Naturais da Amazônia.
Redes Sociais