Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parceiros
Início do conteúdo da página

Parceiros

Criado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h07 | Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h07 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h08 | Acessos: 407

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

1. Cooperação com o PEC/COPPE/UFRJ

A cooperação com o Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, nota 7, começou em 2008, com um projeto de cooperação aprovado no edital n° 01/2007 PROCAD – NOVAS FRONTEIRAS, da CAPES, o qual permitia o intercâmbio entre os discentes e docentes do PEC/COPPE/UFRJ e do PPGEC/UFAM. Essa cooperação continuou com a aprovação de outros dois projetos, um aprovado no edital n° 16/2008 do CNPq e outro no edital n° 06/2011 – Casadinho/Procad do CNPq. Tais editais possibilitaram a aquisição de equipamentos para melhoria da infraestrutura do PPGEC/UFAM, a possibilidade de missões técnicas de pesquisa e de estudos dos discentes do PPGEC/UFAM e de discentes de graduação de iniciação científica da UFAM no PEC/COPPE/UFRJ, coorientações e participação em bancas de defesa de dissertações dos docentes do PEC/COPPE/UFRJ, além da publicação de artigos em conjunto dos docentes e discentes dos dois Programas. Egressos do PPGECUFAM que participaram das missões técnicas entraram no PEC/COPPE/UFRJ para o curso de doutorado em Engenharia Civil, tendo alguns já concluídos, sendo docentes de outras instituições superiores de ensino e pesquisa no Rio de Janeiro e em Manaus. Essa parceria também possibilitou várias dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica de discentes de graduação, patentes de inovação tecnológica e artigos publicados em periódicos indexados e anais de congresso da área.

2. Cooperação com o SET/EESC/USP

A cooperação com o Programa de Engenharia (Estruturas) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (SET/EESC/USP), nota 7, se iniciou em 2009 com a aprovação de um projeto de cooperação no edital Pró-engenharias 01/2007 da CAPES. Esse projeto de cooperação possibilitou o intercâmbio entre discentes e docentes do PPGEC/UFAM e do SET/EESC/USP, onde os discentes do primeiro tiveram a oportunidade de realizar missões técnicas de pesquisa no segundo, além da participação de docentes em bancas de defesa de dissertação. Muito embora, o projeto já tenha se encerrado em 2013, a cooperação permanece, com a realização ainda de missões de pesquisa dos discentes do PPGEC/UFAM no SET/EESC/USP. Essa parceria produziu diversas dissertações de mestrado, patente de inovação tecnológica, artigos em periódicos e anais de evento e um pós-doutorado de um dos docentes do PPGEC/UFAM. Também esta cooperação permitiu a entrada de egressos do PPGEC/UFAM no curso de doutorado do SET/EESC/USP.

3. Cooperação com a ESALQ/USP, FZEA/USP e UFLA

Esta cooperação do PPGEC/UFAM com a Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP de Piracicaba, com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga e com a Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais se deu por meio do projeto REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM COMPÓSITOS E NANOCOMPÓSITOS LIGNOCELULÓSICOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E FLORESTAIS aprovado em edital do CNPq de 2010. Esse projeto permitiu o intercâmbio entre discentes e docentes de todos os Programas envolvidos no projeto, bem como a missão técnica de estudos e pesquisa de discentes entre os participantes do projeto. Discentes do PPGEC/UFAM tiveram a oportunidade de realizar missões de pesquisa em cada um dos Programas participante do Projeto. O projeto se encerrou em 2012, porém, a cooperação entre os participantes permanece com a participação de discentes do PPGEC/UFAM em missões de pesquisa nos Programas supracitados. A cooperação produziu dissertações de mestrado do PPGEC/UFAM e dissertações e teses de doutorado dos outros programas, bem como artigos publicados em periódicos, livros e anais de congresso.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página